Consulta do Adulto
A saúde mental é um bem precioso, ainda que muitas vezes negligenciado. Está na base de tantas das nossas decisões e comportamentos, do modo como vivemos as nossas relações e como encaramos o que nos acontece na vida. Tem uma influência decisiva na nossa saúde física e pode mesmo interferir no desempenho profissional.
Nesta consulta oferecem-se respostas diversificadas, mas sempre de uma forma colaborativa. Assim, o profissional definirá, em função da avaliação inicial (através de entrevista clínica e métodos de avaliação psicológica específicos), os objetivos e métodos terapêuticos mais ajustados, sempre em conjunto com o cliente.
Os objetivos terapêuticos podem, então, visar:
- a superação de barreiras psicológicas ou sintomas que o impedem de progredir e funcionar como deseja na sua vida,
- o apoio durante uma fase de crise pessoal,
- o desenvolvimento de competências que visem lidar melhor com dificuldades específicas.
A frequência das sessões e duração do processo dependerá das necessidades e objetivos definidos.
Avaliação Psicológica
A avaliação psicológica visa conhecer e analisar o funcionamento de cada indivíduo, em diferentes domínios: pessoal, familiar e social. Permite o exame das capacidades cognitivas, socioafetivas, comportamentais e funcionais, recorrendo à aplicação de provas e testes psicometricamente validados para o efeito.
Pode ser solicitada para diferentes fins, como por exemplo:
- Estudo de inteligência/capacidades cognitivas,
- Verificação de dificuldades e potencialidades ao nível das funções intelectuais e organização afetiva;
- Despiste de quadros demenciais;
- Avaliação de capacidades e funcionamento global após acidente.
Para além das sessões de avaliação, este processo contempla uma sessão final de devolução de informação, para entrega de relatório (quando solicitado) e/ou para esclarecimento e discussão dos resultados.
Serão apontadas estratégias que permitam colmatar eventuais dificuldades apresentadas, contribuindo para melhorar o funcionamento da pessoa avaliada. Sempre que se justificar, será delineado um plano de intervenção ou reabilitação, ou ainda realizado o encaminhamento para acompanhamento psicológico/terapêutico.