O cérebro é o órgão responsável por algumas das funções que nos distinguem dos demais seres vivos. Alterações ao seu normal funcionamento, comprometem o comportamento humano tal como o conhecemos, seja em casos de lesão ou disfunção cerebral.
A Neuropsicologia, nasce do vínculo entre a neurologia e a psicologia, estudando o funcionamento normal e patológico da relação cérebro-comportamento.
A Consulta de Neuropsicologia pode ter uma vertente de avaliação ou reabilitação, sendo que ambas são complementares. Na primeira vertente, esta Consulta pretende avaliar as funções cognitivas (e.g. atenção, memória, linguagem, raciocínio, percepção, orientação, raciocínio, etc) através da aplicação instrumentos de avaliação neuropsicológica que permitam estabelecer uma relação com as alterações do funcionamento emocional, comportamental e funcional. Adicionalmente, na vertente de reabilitação, pretende-se intervir na minimização das dificuldades e optimização das funções comprometidas, mediante um processo de reabilitação com exercícios especializados e individualizados.
Esta consulta destina-se a pessoas com alterações nas funções cognitivas, bem como com quadros clínicos que cursem em iguais dificuldades, entre as quais: traumatismos, AVC, tumor cerebral, défice de atenção, epilepsia, esclerose múltipla; demências, dificuldades de aprendizagem; etc.