A experiência de sintomas psicóticos ocorre ao longo de um contínuo, devendo ser tida em conta quando causa sofrimento significativo e leva a pessoa a afastar-se das suas direções de vida, tais como ter um relacionamento, afastar-se da família, manter o seu emprego, entre outros.
A Consulta de Intervenção na Psicose, com base no Modelo Integrativo da Terapia Cognitivo-Comportamental para a Psicose, serve-se de várias estratégias terapêuticas para apoiar a pessoa a lidar de forma diferente com os sintomas experienciados e a identificar direções de vida valorizadas.
Esta consulta destina-se a jovens adultos e adultos que experienciem sintomas psicóticos interferentes com a sua funcionalidade e que necessitem de apoio especializado, ou que já experienciam sintomas psicóticos há vários anos e pretendam desenvolver novas competências de prevenção de recaídas.
Uma outra vertente da consulta passa por dar suporte e apoio emocional aos cuidadores, significativos e/ou familiares da pessoa em consulta, nomeadamente em formato individual e/ou grupal, conforme mais indicado.