A dependência, quer química, quer comportamental, é considerada como uma doença crónica, no qual são reconhecidas no indivíduo caraterísticas impulsivas, compulsivas e obsessivas que dificultam a capacidade de controlar o comportamento. Estes comportamentos implicam diversas consequências negativas associadas a danos físicos, sociais, psicológicos e emocionais.
A Consulta de Dependências tem por objetivo fomentar, através da utilização de estratégias cognitivo-comportamentais e da entrevista motivacional, a reestruturação e reintegração da pessoa, no sentido de promover o seu bem-estar pessoal e emocional, ajudando na recuperação de uma estrutura saudável e adaptativa do estilo de vida.
Esta consulta é dirigida a adolescentes, jovens adultos e adultos que apresentam comportamentos de risco, abusivos ou dependência, que mantêm uma estrutura familiar, escolar e/ou profissional que possibilita o acompanhamento terapêutico individualizado em contexto ambulatório. Esta consulta também é dirigida a indíviduos em recuperação que queiram desenvolver e/ou adaptar um plano de prevenção de recaída indivualizado, eficaz, estável e saúdavel.