A saúde sexual é um estado de bem-estar físico emocional, mental e social relacionado com a sexualidade, não se referindo apenas à ausência de doença ou disfunção. Esta pressupõe uma abordagem positiva e respeitosa da sexualidade e dos relacionamentos sexuais, bem como a possibilidade de vivenciar experiências sexuais seguras e prazerosas (OMS, 2012).
A Consulta de Aconselhamento Sexual pretende dar resposta a situações, tantas vezes consideradas como temas tabu, como a falta de desejo, dificuldades na excitação, dificuldades relacionadas com o orgasmo, dor durante a relação sexual penetrativa, tanto femininos, como masculinos.
O processo de aconselhamento sexual inclui avaliação, planeamento de diagnóstico e orientação e aconselhamento adequados às necessidades da pessoa.
Visa, ainda, de um ponto de vista mais clínico, dar resposta a problemáticas como a violência no namoro/na relação e a casos específicos que possam envolver agressão sexual (neste caso, em particular, com recurso a abordagens direcionadas para o eventual trauma).