Imagem_Ateliê_2

Viver numa sociedade envelhecida alerta cada vez mais as pessoas para a questão das demências enquanto um dos principais problemas de saúde, sobretudo pelo modo como afetam cada indivíduo e todos os que o rodeiam.

Desengane-se, no entanto, quem pensa que envelhecimento é sinónimo de demência ou de declínio cognitivo. O envelhecimento é um processo lento e complexo, que varia de pessoa para pessoa e que decorre ao longo da vida (começamos a envelhecer a partir do dia em que nacemos), acarretando, naturalmente, alterações a vários níveis – biológico, psicológico e social. Algumas capacidades cognitivas podem efetivamente deteriorar-se, mas com treino, serem recuperadas e enriquecidas. Por sua vez, e numa perspetiva preventiva, a estimulação de tais capacidades faz com que o cérebro tenda a não sofrer de declínio ou a este ser mais tardio.

Conscientes da importância de incluir, no âmbito de um envelhecimento ativo e saudável, atividades que fomentem a estimulação intelectual, no Espaço Psicológico voltámos a lançar o Ateliê de Ginástica Cerebral. Um programa de 10 sessões, cada uma com a duração de cerca de 90 minutos, para grupos entre 2 a 5 elementos, onde se realizarão bastantes atividades de treino de funções importantes como a memória, a capacidade de atenção e concentração, o raciocínio e a linguagem.

Tem como destinatários:

– Adultos, a partir dos 50 anos de idade, sem comprometimento cognitivo;

– Adultos que necessitem de melhorar a sua capacidade mental e/ou que pretendam prevenir o declínio das suas funções cerebrais.

A data prevista de início é o dia 19 de outubro, no seguinte horário de funcionamento:

– Turma 1: terças e sextas às 10h30

– Turma 2: quartas às 18h e sábados às 10h30

Os horários das turmas podem, eventualmente, ser sujeitos a alterações, consoante a disponibilidade dos interessados.

É uma atividade que surge, mais uma vez, com um preço bastante atrativo de 16 euros por sessão, ou de 130 euros para quem pretenda pagar, no início, a totalidade do ateliê.

Para se inscrever ou saber mais informações contacte-nos, até ao dia 16 de outubro, para o número 961844043 ou através do email espacopsicologicocoimbra@gmail.com

Porque o melhor mesmo é prevenir, não perca esta oportunidade!

 

Andreia Costa